Series I e sua historia
O LAND ROVER Serie I
A historia da LAND ROVER comecou com o LAND ROVER 80’’ entre eixos.
A primeira producao da LAND ROVER foi inferior a dos modelos procedentes, mas eles adaptavam-se a tudo e duravam bastante, facto esse que rapidamente lhe deu fama e criou bastante interesse ao mercado para o qual foram criados.
O LAND ROVER, originalmente foi criado para trabalhar nas quintas e em usos industriais leves, tendo um chassis em aco e uma carrosseria em aluminio.
A producao deste veiculo capaz, veio culmatar a paragem de producao da Rover na altura.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a maioria das fabricas abandonou a sua producao normal, para produzir motores para os avioes e tanques de guerra.
Em 1945, com o fim da guerra na Europa, a Rover viu-se com duas excelentes fabricas, mao de obra especializada, mas sem produto, para fabricar...
O plano entao de produzir 15.000 veiculos por ano, viu-se ir por agua abaixo, devido as cotas de aco, que o Governo tinha ditado, 1100 carros apenas por ano, a nao ser que os veiculos fossem para exportar, ai poderiam ter uma cota superior.
Entao este facto conduziu a Rover a ter de pensar que tinha de produzir para exportar ate as cotas de aco para producao automovel fossem superiores ou ate que as restricoes fossem levantadas.
No entanto a rover nao tinha experiencia em exportacoes.
Nos anos 40, o Sr Spencer Wilks era o Rover's Managing Director era e o seu irmao Maurice era o Chief Designer.
O Maurice Wilks possuia uma quinta agricula em Anglesey, aonde ele usava um Willys j##p, resultante do excedente da guerra, para se deslocar.
Apesar de ja muito usado e gasto (devido ao uso durante a guerra), o j##p demonstrou que era uma maquina bastante util e poderosa para realizar pequenos trabalhos na Quinta.
Mas entao os problemas chegaram, como faria Maurice Wilks, para fazer a manutencao deste veiculo?
Apesar de haver muitos, devido a vinda destes veiculos em massa, para Inglaterra, o problema era sempre o mesmo, haviam muitos mas estava todos em muito mau estado.
As pecas de reposicao so se podiam comprar por conjunto, o que e impensavel, para o comum dos cidadaos.
j##p’s novos ja nao se encontravam, porque ja nao havia exportacoes dos US para o UK
Seria entao necessario, arranjar uma solucao para todo este problema.
Esta problema gerou uma solucao, que era criar um Rover para andar na terra, o LAND ROVER!!!
Esta ideia foi formada no inicio de 1947, em que os primeiros prototipos, comecaram a rolar nesse mesmo verao de 1947.
Em reuniao da direccao da Rover em Setembro de 1947, ficou decidido que este novo veiculo se designaria como “all-purpose vehicle”, baseado nas linhas do Willys-Overland j##p.
Apesar de ser semelhante ao j##p, este LAND ROVER for desenhado para ser mais util ao Agricultor.
Ele era de grande utilidade, era uma fonte de energia, tinha uma quantidade enorme de acessorios, montaveis atraves de parafusos e o grande “must”, era o facto de ter varias tomadas de forca, "to have power take offs everywhere", muito uteis, para desempenhar variadissimas funcoes a nivel de trabalho, tanto domestico como semi industrial.
Com ele o equipamento a nivel de maquinas, passou a ser menos requerido, pois com o LAND ROVER e as seus equipamentos adaptaveis, o proprietario conseguia executar todos os trabalhos necessarios.
Para equipar o veiculo a nivel de motor, caixa de velocidade e eixo traseiro, foi aproveitado o material que ja existia do Rover P3 (que a Rover produziu, 9111 unidades entre 1948 e 1949).
Foto do Rover P3
O planeamento e design foi muito rapido, se virmos que este conceito nao existia antes de 1947 e foi apresentado ao publico em Abril de 1948.
A enorme falta de aco, resultante de grande demanda da Guerra, resultou com que a LAND ROVER apresenta-se os paineis do seu LR, feitos de aluminio, uma “marca registrada” que ficou ate aos dias de hoje em muitos produtos LAND ROVER.
Os primeiros prototipos receberam um motro de 1.4L da Rover, mas rapidamente este motor apresentou uma enorme falta de potencia para o que era requerido e entao foi substituido pelo 1.6L, com maior torque e potencia.
Colocaram uma caixa de velocidades juntamente com uma caixa de transferencias, com a possibilidade de aplicacao de varias tomadas de forca.
Finalmente estava pronto para sair para a rua e ser colocado a venda, este modelo unico, tinha 80’’ (2032mm) entre eixos e um motor de 1600cc.
Este veiculo era muito simples e basico, tinha uns topos para as portas e o tejadilho poderia ser em lona ou de metal, mas eram extras.
A Rover nao sabia o que esperar do salao de Amsterdam Show in 1948, mas eles nao tinham razao p[ara se preocupar, pois todos os livros de encomendas ficaram cheios!!!
Este veiculo podia ser usado como carro, fonte geradora de potencia ou ate de pequeno tractor.
Ele tinha umas excelentes capacidades para o todo-o-terreno, o que era ideial para os agricultores.
A procura destes veiculos foi tao grande, que a medida que os provucou (falta do que fazer na fabrica), foi de longe arrebatada, pelo sucesso e numero de encomendas deste LandRover.
No primeiro ano completo de vendas, o objectivo foi largamente ultrapassado, 8000 unidades vendidas contra o objectivo para esse ano de 5000 un.
Em 1951, os Land Rovers vendiam-se mais do que os carros ditos normais a razao de 2 para 1.
Uma coisa que nao foi planeada, foi o facto dos Land Rovers serem completamente adaptaveis para usos que nao so os agriculas, mas sim para uma enormidade de tarefas e funcoes.
Rapidamente este veiculo foi adoptado para ser usado por bombeiros, forcas policiais, veiculos armados, construtores civis, veiculos de resgate, por companhias de electricidade e expedicoes entre outras.
Logo desde o inicio o publico comecou a pedir este mesmo LAND ROVER, mas com algum conforto e nao tao espartano como saiu ao inicio.
Em 1949 a LAND ROVER lancou o segundo Corpo ao qual lhe chamou o 'Station Wagon', desenhado pelo Tickford, um conhecido designer, que trabalhava para a Rolls-Royce e Lagonda.
Tinha uma estrutura em madeira e era de 7 lugares.
Os “Tickford station wagons”, vinha muito melhor equipadas que o LandRover inicial, ele tinha assentos em pele, chaufagem, um parabrisas de uma peca so em vidro laminado, cobertura de pneus suplente e vaiors melhoramentos no habitaculo.
O uso de madeira tornou o carro cara de se construir e altamenta taxavel em impostos pelo facto de ser considerado carro privado, o que fragilizou o modelo Tickford.
O resultado deste facto foi so a producao de 700 unidades do modelo Tickford, todos foram exportados menos 50.
Hoje em dia estas Station Wagons, sao altamente procuradas e valiosas.
Neste momento so sao conhecido o paradeiro de menos de 10 unidades e a maioria estao em museus.
Em 1949, o modelo standard, teve o seu primeiro restiling, aonde as lampadas que se situavam por detras da grelha frontal, passaram a estar a sua face para melhor acessibilidade e manutencao.
Em 1952, decidiu-se que a traccao as 4 rodas, deveria ser engrenada automaticamente, sempre que se engrenasse as redutoras.
Este sistema foi possivel com a adopcao de um sistema de tirantes, que foi adoptado nas geracoes posteriores.
A caixa de velocidades foi redesenhada para aguentar outra das alteracoes nesta altura, que foi o motor de 2.0L (2000cc).
Este motor era do tipo "Siamese bore", que significa que entre os pistoes, nao havia passagem de agua do sistema de refrigeracao.
Apesar de muito popular, este modelo comecou a ser criticado pela caixa de carga.
Este facto foi alterado no autuno de 1953, quando o 80’’(2032) viu-se aumentado para 86’’(2184mm), na sua distancia entre eixos.
Alem desta modificacao, a LAND ROVER tambem introduziu o que chamaram de versao longa, com 107’’(2718mm) entre eixos.
Em 1954 a LAND ROVER, introduziu a versao 3 portas do seu 86’’ com7 lugares com a classificacao de Station Wagon.
Estes novos modelos revelaram-se caros de se produzir, devido ao numero surpreendente de pecas novas, incluindo, novas transmissoes, novas laminas, novo escape e novos paineis do corpo do veiculo.
Conclusao, so foram produzidos durante dois anos.
Em 1955, sai a versao 5 portas, para o chassi de 107’’, esta Station Wagon, tinha 10 lugares.
Esta SW era muito diferente da 'Tickford', sendo construida com simples paineis em aluminio rebitados entre si, ao invest da complexa estrutura em madeira da anterior.
Estas 107’’ SW, foram feitas com o intuito de fazer transportes comerciais, de transportar pessoas que trabalhavam em locais remotos e para fins pessoais.
Como a 'Tickford', estas vinham com um equipamento basico, contudo tinham tambem chaufagem e luzes interiores.
As SW traziam o chamado 'Safari Roof', que consiste num Segundo tejadilho, para manter o interior do veiculo mais frescoe reduzir a condensacao em ambientes mais frios.
Ventilacaoes colocadas no tejadilho, ajudavam a uma melhor ventilacao de todo o habitaculo.
Embora baseadas no mesmo chassis dos veiculos standard, as SW, tinham diferentes numeros de chassi e eram anunciadas em catalogos proprios, separadas dosoutros.
Ao contrario das 'Tickford', estas SW foram muito populares.
Os modelos standard de 86’’ e 107’’, so foram produzidos ate 1956,pelas seguinte razao:
- A procura de motorizacoes a Diesel, estava a crescer e para isso a LAND ROVER teve de acrescentar mais duas polegadas para albergar este novo mortor a gasoleo,este espaco foi inserido entre o eixo da frente e o Torpedo (bulkhead), adicionando assim este aumento de 2’’ a distancia entre eixos.
Entao este novos modelos com 88’’ e 109’’ respectivamente, foram lancados em 1956, mas a opccao do motor a diesel so apareceu em 1957.
Devido a restricoes da linha de producao, a 107’’SW, manteve-se em fabrico, ate 1959, ano o qual comeca a 109’’ Series II SW.
Entao com a excepcao da 107’’SW, todos os outros foram alterados para 88’’(2235mm) e 109’’(2769mm) para a pickup.
Finalmente, em 1957, foi introduzido o "spread bore", o motor a gasolina com passagem de agua entre os cilindros relativamente ao circuito de refrigeracao.
Rapidamente este foi substituido pelo 2.0L (2000cc) a gasoleo, apesar de ter a mesma cilindrada, este era completamente diferente, nao usando o mesmo bloco de motor dos gasolina.
Os moteres a gasolina desta epoca usavam uma admissao por de cima da valvulas de escape (Inlet over Exhaust valve), sistema este ja obsoleto, enquanto os Diesel, usavam uma admissao por cima da cabeca do motor Over-Head layout, mais actual para a altura.
Estes motores a diesel, foram dos primeiros considerados Diesel de alta rotacao, desenvolvidos para uso na estrada, produzindo 52CV as 4000 rpm.
(nota: os primeiros motores a Diesel, foram classificados como Diesel lentos, motores de alto torque mas de baixa rotacao, usados para fins industriais e nao em carros)
Assim como o aparecimento da opccao dos motores a Diesel, em 1957 aparece tambem na 109’’, os novos semieixos 100% flutuantes (o topo dos semi eixos no cubo da roda nao era de fundicao, simplesmente, comosao ate agora, sao tampas prefuradas e ranhuradas, tendo como limitador um freio de aco e uma capa plastica.
A LAND ROVER teve bastante sucesso durante os primeiros 10 anos, mas para o fim dos anos 50, ela teria de mudar e evoluir se queria manter o sucesso.
Com motores maiores e com um design melhorado a nivel de carrosseria, a LAND ROVER, relancou o Series II em 1958.
O que ate agora tinha sido conhecido, simplesmente por LAND ROVER, passou a ser "Series I LAND ROVER".
Muitas centenas de Series I, ainda survevivem, nos dias de hoje.
O LAND ROVER de Pre-Producao chamado de R.xx
Em 1948 foi feita uma serie de veiculos(48 no total numerados de R ou L01 to 48), a qual se chamou, carros de pre-producao, tinham o objectivo, estudar a resistencia e o comportamento da carrosseria.
A maior parte foram pintados de “Sage Green”, que era a tinta que eles tinham em excedente, que tinha sido usada na pintura dos cockpits dos avioes da 2ª grande guerra.
Os parachoques nos primeiros modelos, faziam parte do chassis, ao contrario dos aparafusados nos modelos posteriores.
No chassis esta gravado um “R” que significa volante a direita (Right hand drive) e xx, porque era o xx modelo de pre-producao fabricado.
Das 48 unidades feitas, sabe-se que existem 19 e os seus numeros sao: R01, L03, R04, R08, L09, L11, R12, R14, R16, R17, L19, R23, R24, L25, L29, R30, R45 and R46. sabe-se que existem algumas partes do L26, mas nao em numero suficeinte para voltar a colocar o carro em condicoes.
O R04
A historia da LAND ROVER comecou com o LAND ROVER 80’’ entre eixos.
A primeira producao da LAND ROVER foi inferior a dos modelos procedentes, mas eles adaptavam-se a tudo e duravam bastante, facto esse que rapidamente lhe deu fama e criou bastante interesse ao mercado para o qual foram criados.
O LAND ROVER, originalmente foi criado para trabalhar nas quintas e em usos industriais leves, tendo um chassis em aco e uma carrosseria em aluminio.
A producao deste veiculo capaz, veio culmatar a paragem de producao da Rover na altura.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a maioria das fabricas abandonou a sua producao normal, para produzir motores para os avioes e tanques de guerra.
Em 1945, com o fim da guerra na Europa, a Rover viu-se com duas excelentes fabricas, mao de obra especializada, mas sem produto, para fabricar...
O plano entao de produzir 15.000 veiculos por ano, viu-se ir por agua abaixo, devido as cotas de aco, que o Governo tinha ditado, 1100 carros apenas por ano, a nao ser que os veiculos fossem para exportar, ai poderiam ter uma cota superior.
Entao este facto conduziu a Rover a ter de pensar que tinha de produzir para exportar ate as cotas de aco para producao automovel fossem superiores ou ate que as restricoes fossem levantadas.
No entanto a rover nao tinha experiencia em exportacoes.
Nos anos 40, o Sr Spencer Wilks era o Rover's Managing Director era e o seu irmao Maurice era o Chief Designer.
O Maurice Wilks possuia uma quinta agricula em Anglesey, aonde ele usava um Willys j##p, resultante do excedente da guerra, para se deslocar.
Apesar de ja muito usado e gasto (devido ao uso durante a guerra), o j##p demonstrou que era uma maquina bastante util e poderosa para realizar pequenos trabalhos na Quinta.
Mas entao os problemas chegaram, como faria Maurice Wilks, para fazer a manutencao deste veiculo?
Apesar de haver muitos, devido a vinda destes veiculos em massa, para Inglaterra, o problema era sempre o mesmo, haviam muitos mas estava todos em muito mau estado.
As pecas de reposicao so se podiam comprar por conjunto, o que e impensavel, para o comum dos cidadaos.
j##p’s novos ja nao se encontravam, porque ja nao havia exportacoes dos US para o UK
Seria entao necessario, arranjar uma solucao para todo este problema.
Esta problema gerou uma solucao, que era criar um Rover para andar na terra, o LAND ROVER!!!
Esta ideia foi formada no inicio de 1947, em que os primeiros prototipos, comecaram a rolar nesse mesmo verao de 1947.
Em reuniao da direccao da Rover em Setembro de 1947, ficou decidido que este novo veiculo se designaria como “all-purpose vehicle”, baseado nas linhas do Willys-Overland j##p.
Apesar de ser semelhante ao j##p, este LAND ROVER for desenhado para ser mais util ao Agricultor.
Ele era de grande utilidade, era uma fonte de energia, tinha uma quantidade enorme de acessorios, montaveis atraves de parafusos e o grande “must”, era o facto de ter varias tomadas de forca, "to have power take offs everywhere", muito uteis, para desempenhar variadissimas funcoes a nivel de trabalho, tanto domestico como semi industrial.
Com ele o equipamento a nivel de maquinas, passou a ser menos requerido, pois com o LAND ROVER e as seus equipamentos adaptaveis, o proprietario conseguia executar todos os trabalhos necessarios.
Para equipar o veiculo a nivel de motor, caixa de velocidade e eixo traseiro, foi aproveitado o material que ja existia do Rover P3 (que a Rover produziu, 9111 unidades entre 1948 e 1949).
Foto do Rover P3
O planeamento e design foi muito rapido, se virmos que este conceito nao existia antes de 1947 e foi apresentado ao publico em Abril de 1948.
A enorme falta de aco, resultante de grande demanda da Guerra, resultou com que a LAND ROVER apresenta-se os paineis do seu LR, feitos de aluminio, uma “marca registrada” que ficou ate aos dias de hoje em muitos produtos LAND ROVER.
Os primeiros prototipos receberam um motro de 1.4L da Rover, mas rapidamente este motor apresentou uma enorme falta de potencia para o que era requerido e entao foi substituido pelo 1.6L, com maior torque e potencia.
Colocaram uma caixa de velocidades juntamente com uma caixa de transferencias, com a possibilidade de aplicacao de varias tomadas de forca.
Finalmente estava pronto para sair para a rua e ser colocado a venda, este modelo unico, tinha 80’’ (2032mm) entre eixos e um motor de 1600cc.
Este veiculo era muito simples e basico, tinha uns topos para as portas e o tejadilho poderia ser em lona ou de metal, mas eram extras.
A Rover nao sabia o que esperar do salao de Amsterdam Show in 1948, mas eles nao tinham razao p[ara se preocupar, pois todos os livros de encomendas ficaram cheios!!!
Este veiculo podia ser usado como carro, fonte geradora de potencia ou ate de pequeno tractor.
Ele tinha umas excelentes capacidades para o todo-o-terreno, o que era ideial para os agricultores.
A procura destes veiculos foi tao grande, que a medida que os provucou (falta do que fazer na fabrica), foi de longe arrebatada, pelo sucesso e numero de encomendas deste LandRover.
No primeiro ano completo de vendas, o objectivo foi largamente ultrapassado, 8000 unidades vendidas contra o objectivo para esse ano de 5000 un.
Em 1951, os Land Rovers vendiam-se mais do que os carros ditos normais a razao de 2 para 1.
Uma coisa que nao foi planeada, foi o facto dos Land Rovers serem completamente adaptaveis para usos que nao so os agriculas, mas sim para uma enormidade de tarefas e funcoes.
Rapidamente este veiculo foi adoptado para ser usado por bombeiros, forcas policiais, veiculos armados, construtores civis, veiculos de resgate, por companhias de electricidade e expedicoes entre outras.
Logo desde o inicio o publico comecou a pedir este mesmo LAND ROVER, mas com algum conforto e nao tao espartano como saiu ao inicio.
Em 1949 a LAND ROVER lancou o segundo Corpo ao qual lhe chamou o 'Station Wagon', desenhado pelo Tickford, um conhecido designer, que trabalhava para a Rolls-Royce e Lagonda.
Tinha uma estrutura em madeira e era de 7 lugares.
Os “Tickford station wagons”, vinha muito melhor equipadas que o LandRover inicial, ele tinha assentos em pele, chaufagem, um parabrisas de uma peca so em vidro laminado, cobertura de pneus suplente e vaiors melhoramentos no habitaculo.
O uso de madeira tornou o carro cara de se construir e altamenta taxavel em impostos pelo facto de ser considerado carro privado, o que fragilizou o modelo Tickford.
O resultado deste facto foi so a producao de 700 unidades do modelo Tickford, todos foram exportados menos 50.
Hoje em dia estas Station Wagons, sao altamente procuradas e valiosas.
Neste momento so sao conhecido o paradeiro de menos de 10 unidades e a maioria estao em museus.
Em 1949, o modelo standard, teve o seu primeiro restiling, aonde as lampadas que se situavam por detras da grelha frontal, passaram a estar a sua face para melhor acessibilidade e manutencao.
Em 1952, decidiu-se que a traccao as 4 rodas, deveria ser engrenada automaticamente, sempre que se engrenasse as redutoras.
Este sistema foi possivel com a adopcao de um sistema de tirantes, que foi adoptado nas geracoes posteriores.
A caixa de velocidades foi redesenhada para aguentar outra das alteracoes nesta altura, que foi o motor de 2.0L (2000cc).
Este motor era do tipo "Siamese bore", que significa que entre os pistoes, nao havia passagem de agua do sistema de refrigeracao.
Apesar de muito popular, este modelo comecou a ser criticado pela caixa de carga.
Este facto foi alterado no autuno de 1953, quando o 80’’(2032) viu-se aumentado para 86’’(2184mm), na sua distancia entre eixos.
Alem desta modificacao, a LAND ROVER tambem introduziu o que chamaram de versao longa, com 107’’(2718mm) entre eixos.
Em 1954 a LAND ROVER, introduziu a versao 3 portas do seu 86’’ com7 lugares com a classificacao de Station Wagon.
Estes novos modelos revelaram-se caros de se produzir, devido ao numero surpreendente de pecas novas, incluindo, novas transmissoes, novas laminas, novo escape e novos paineis do corpo do veiculo.
Conclusao, so foram produzidos durante dois anos.
Em 1955, sai a versao 5 portas, para o chassi de 107’’, esta Station Wagon, tinha 10 lugares.
Esta SW era muito diferente da 'Tickford', sendo construida com simples paineis em aluminio rebitados entre si, ao invest da complexa estrutura em madeira da anterior.
Estas 107’’ SW, foram feitas com o intuito de fazer transportes comerciais, de transportar pessoas que trabalhavam em locais remotos e para fins pessoais.
Como a 'Tickford', estas vinham com um equipamento basico, contudo tinham tambem chaufagem e luzes interiores.
As SW traziam o chamado 'Safari Roof', que consiste num Segundo tejadilho, para manter o interior do veiculo mais frescoe reduzir a condensacao em ambientes mais frios.
Ventilacaoes colocadas no tejadilho, ajudavam a uma melhor ventilacao de todo o habitaculo.
Embora baseadas no mesmo chassis dos veiculos standard, as SW, tinham diferentes numeros de chassi e eram anunciadas em catalogos proprios, separadas dosoutros.
Ao contrario das 'Tickford', estas SW foram muito populares.
Os modelos standard de 86’’ e 107’’, so foram produzidos ate 1956,pelas seguinte razao:
- A procura de motorizacoes a Diesel, estava a crescer e para isso a LAND ROVER teve de acrescentar mais duas polegadas para albergar este novo mortor a gasoleo,este espaco foi inserido entre o eixo da frente e o Torpedo (bulkhead), adicionando assim este aumento de 2’’ a distancia entre eixos.
Entao este novos modelos com 88’’ e 109’’ respectivamente, foram lancados em 1956, mas a opccao do motor a diesel so apareceu em 1957.
Devido a restricoes da linha de producao, a 107’’SW, manteve-se em fabrico, ate 1959, ano o qual comeca a 109’’ Series II SW.
Entao com a excepcao da 107’’SW, todos os outros foram alterados para 88’’(2235mm) e 109’’(2769mm) para a pickup.
Finalmente, em 1957, foi introduzido o "spread bore", o motor a gasolina com passagem de agua entre os cilindros relativamente ao circuito de refrigeracao.
Rapidamente este foi substituido pelo 2.0L (2000cc) a gasoleo, apesar de ter a mesma cilindrada, este era completamente diferente, nao usando o mesmo bloco de motor dos gasolina.
Os moteres a gasolina desta epoca usavam uma admissao por de cima da valvulas de escape (Inlet over Exhaust valve), sistema este ja obsoleto, enquanto os Diesel, usavam uma admissao por cima da cabeca do motor Over-Head layout, mais actual para a altura.
Estes motores a diesel, foram dos primeiros considerados Diesel de alta rotacao, desenvolvidos para uso na estrada, produzindo 52CV as 4000 rpm.
(nota: os primeiros motores a Diesel, foram classificados como Diesel lentos, motores de alto torque mas de baixa rotacao, usados para fins industriais e nao em carros)
Assim como o aparecimento da opccao dos motores a Diesel, em 1957 aparece tambem na 109’’, os novos semieixos 100% flutuantes (o topo dos semi eixos no cubo da roda nao era de fundicao, simplesmente, comosao ate agora, sao tampas prefuradas e ranhuradas, tendo como limitador um freio de aco e uma capa plastica.
A LAND ROVER teve bastante sucesso durante os primeiros 10 anos, mas para o fim dos anos 50, ela teria de mudar e evoluir se queria manter o sucesso.
Com motores maiores e com um design melhorado a nivel de carrosseria, a LAND ROVER, relancou o Series II em 1958.
O que ate agora tinha sido conhecido, simplesmente por LAND ROVER, passou a ser "Series I LAND ROVER".
Muitas centenas de Series I, ainda survevivem, nos dias de hoje.
O LAND ROVER de Pre-Producao chamado de R.xx
Em 1948 foi feita uma serie de veiculos(48 no total numerados de R ou L01 to 48), a qual se chamou, carros de pre-producao, tinham o objectivo, estudar a resistencia e o comportamento da carrosseria.
A maior parte foram pintados de “Sage Green”, que era a tinta que eles tinham em excedente, que tinha sido usada na pintura dos cockpits dos avioes da 2ª grande guerra.
Os parachoques nos primeiros modelos, faziam parte do chassis, ao contrario dos aparafusados nos modelos posteriores.
No chassis esta gravado um “R” que significa volante a direita (Right hand drive) e xx, porque era o xx modelo de pre-producao fabricado.
Das 48 unidades feitas, sabe-se que existem 19 e os seus numeros sao: R01, L03, R04, R08, L09, L11, R12, R14, R16, R17, L19, R23, R24, L25, L29, R30, R45 and R46. sabe-se que existem algumas partes do L26, mas nao em numero suficeinte para voltar a colocar o carro em condicoes.
O R04
Sem Duvida uma Reliquia!
belo artigo
ResponderEliminarvenham os próximos